PROJETO CRIANÇA CIDADÃ
Polícia Militar cria Projeto que visa atender as crianças de 8 a 13 anos matriculadas nas escolas públicas de Paranaíba.
O Projeto Criança Cidadã nasceu de uma idéia, de um sonho, em que crianças com dificuldades pudessem ser assistidas por nós, profissionais de segurança pública, e por voluntários colaboradores da própria comunidade a que pertencem.
Tem por objetivo principal o encaminhamento dessas crianças para uma vida digna e de convívio solidário em sociedade.
Visa ainda, oportunizar a disciplina, o respeito, a solidariedade, o espírito de grupo, o comprometimento e a cidadania.
Considerando a atual circunstância de aumento da criminalidade e do crime organizado, neste contexto, o tráfico e o uso de entorpecentes, roubo, furto, prostituição, pedofilia, violência etc., são situações que preocupam a todos, pais, educadores, policiais, sociedade em geral. Podemos afirmar que as crianças do projeto criança cidadã tem a oportunidade de dizer não ao uso de entorpecentes e à violência, bem como, de fazer parte de uma rede de proteção à sua integridade como pessoa e como cidadã.
Essas crianças têm, rotineiramente, aulas sobre prevenção à violência e ao uso de entorpecentes, meio ambiente e higiene, trânsito, cidadania, moral e civismo, ordem unida, artes, atividades desportivas e culturais, educação física militar, dentre outras.
Através de uma parceria com Secretaria Municipal de Saúde, as crianças foram submetidas a exames eletrocardiogramas e consultas médicas, conforme os casos realizarão exames de sangue, de fezes, urina e oftalmológicos.
O projeto apresenta a possibilidade de atividades com os profissionais e alunos do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Paranaíba - FIPAR e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, bem como, com o curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.
Estamos contando com a participação do Poder Judiciário, por meio do Dr. Andrade Neto e do Dr. Plácido, magistrados da comarca de Paranaíba; do Ministério Público por intermédio dos promotores Dr. Fabio, Dr. Ronaldo e Dra. Juliana; do Conselho Municipal de Segurança e Cidadania, senhor Samuel; da Associação Comercial e Industrial de Paranaíba, por meio da pessoa do senhor Sérgio; das universidades e faculdades do município e da Prefeitura de Paranaíba, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social.
O projeto é pioneiro, muito há que ser feito como a aquisição de calçados e uniforme para as atividades diárias. Vale a pena ressaltar que para as crianças é fator primordial o pagamento desse fardamento, uma vez que serve como incentivo para suas permanências no projeto.
Temos ainda o desafio de fornecer alimentação (merenda) pela manhã e quem sabe até o almoço como refeição principal. Neste contexto necessitamos de uma cozinheira (voluntária ou contratada) para que no próprio quartel possamos fazer e servir as refeições. É importante lembrar que na maioria das vezes as crianças não se alimentam adequadamente ou nem se quer se alimentam em suas casas, o projeto é em principio uma espécie de alternativa para que tenham um mínimo de qualidade de vida.
É ainda objetivo nosso a aquisição por doação de um ônibus escolar para transportar as crianças de casa para o projeto e do projeto para casa, isso em razão de que essas crianças moram nos bairros mais longínquos da cidade e não dispõe de transporte regular.
Temos consciência de que a tarefa não é fácil e não será fácil. Temos por desafio primordial a orientação e a disciplina a ser colocada para cada uma dessas crianças. Crianças que desde pequena tem seus sonhos e expectativas frustradas em razão de inúmeros problemas que as assolam.
Seus pais têm dificuldades na lida diária com o sustento da família e o cuidado que deve ser dispensada à criança fica prejudicado e favorece a ação dos oportunistas. Ocorrem também os problemas dos pais com vícios como alcoolismo, drogas, violência doméstica e atividades ilícitas diversas.
É mais do que importante, é fundamental que algo seja feito em prol dessas crianças. São pais, professores, diretores e sociedade em geral que vêem no projeto criança cidadã uma alternativa para a transformação dessas crianças em seres sujeitos de direitos e deveres, com sonhos e expectativa de vida digna.
Major Antônio Carlos Bernal Lescano - Comandante do 13ºBPM
Major Antônio Carlos Bernal Lescano - Comandante do 13ºBPM
Parabéns comandante Major Bernal, que Deus continue iluminando a Vossa Senhoria, sucesso no projeto, estamos a disposição aqui em Minas Gerais, torcendo por Vossa Senhoria e todos os irmãos de farda do MS
ResponderExcluirGilmar - Sub Ten
chefe de Operações de 3ª Cia PM Ind/MG